Notícias
Notícias

Professores intensificam manifestações e preparam greve estadual em abril

01 de abril de 2014

Umuarama – Professores estaduais do Paraná preparam uma das maiores greves dos últimos seis anos. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) decidiu, no último sábado (29), marcar paralisação por tempo indeterminado a partir de 23 de abril. O diretório regional de Umuarama também apóia o movimento e garante adesão em massa dos profissionais. 
O presidente do núcleo da APP-Sindicato, Sérgio Marson, informou que a categoria decidiu intensificar as mobilizações tendo em vista a lentidão de negociações com o governo, como também as poucas perspectivas de atendimento da pauta de reivindicações. “Foi aprovado a deflagração de greve geral a parti de 23 agora. Faz seis ou sete anos que não temos uma greve desse porte. Como nas outras paralisações, esperamos uma adesão em massa”, disse. 
Marson diz que a diretoria do sindicato tem esperança, mesmo que remota, do governo chamar os professores para uma reunião e apresentar uma contraproposta diferente do que já foi oferecido. “Não negamos que houve avanços. Porém, ficaram questões pendentes que não fecharam o circulo das reivindicações”, ressaltou. 
Os educadores pedem a implementação completa da hora-atividade de acordo com a lei. De acordo com o professor, o período da hora-atividade é fundamental para o professor preparar aula, corrigir prova, atender alunos, fazer leituras e estudos. “Esse período é fundamental para o educador desenvolver um trabalho eficiente com melhor planejamento, como também para a saúde do trabalhador. Com melhores condições de saúde, teremos mais rendimento de trabalho”, argumentou Marson. 
Outra questão central é o reajuste da data base para o mês de maio com piso dos professore equiparado ao índice oficial o Ministério da Educação. “Pedimos o reajuste com o índice nacional de 8,32%, mas o governo estadual disse que só vai repor a inflação que chega a 6%. Não vamos aceitar, pois esta havendo um achatamento da categoria”, reforçou o presidente. 
Mais reivindicações 
Entre os assuntos da pauta está o reajuste dos funcionários das escolas com o mesmo índice do piso regional (7,34%); o pagamento das promoções e progressões em atraso; o fim do corte do auxílio transporte para os afastados por licença médica; melhoria do contrato PSS e a implantação de um novo modelo de atendimento à saúde do funcionalismo público.

Ações à greve

Outra decisão da assembleia foi à realização de recepções ao governador em suas atividades nos municípios do Paraná. A campanha Hora-atividade pra Valer continua nas seguintes datas: 4, 10, 16 e 22 de abril. A categoria continua em assembleia  permanente. O que significa, que a qualquer momento a direção do sindicato poderá reinstalá-la.  

Fonte: Umuarama Ilusrado (PR)

Últimas notícias

  • TELEFONE

    Telefone: (51) 3211-1044 | WhatsApp: (51) 99856-0406

  • E-MAIL

    [email protected]

  • ENDEREÇO

    Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1224 Conjunto 1303
    Centro histórico - Porto Alegre, RS - CEP 90020-024