Iniciada no dia 17 de março deste ano, a greve dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Acre (Ufac) ultrapassou um mês. Segundo Charles Brasil, diretor da Federação Nacional do Sindicatos dos Trabalhadores Técnicos Administrativos em Educação (Fasubra) a categoria aguarda uma reabertura das discussões junto ao governo federal. Para pressionar, uma marcha até Brasília (DF) está marcada para o início de maio.
“O governo federal entregou uma proposta para a categoria e foi rejeitada por achar insuficiente. E está neste impasse. O governo não marcou mais nenhuma reunião e a greve fez 30 dias agora no dia 17 [quinta-feira]”, explica.
O diretor diz que, no dia 6 de maio, uma grande marcha está sendo organizada para que os servidores, de todas as universidades que estão em greve, possam se dirigir até Brasília (DF). O motivo é pressionar o governo para a reabertura das discussões com a categoria. “Nós temos uma caravana para o próximo mês, onde vamos colocar os trabalhadores em Brasília para fazer uma pressão”, acrescenta Charles Brasil.
No que diz respeito às reivindicações, a categoria quer o adiantamento dos 10% do acordo firmado durante a greve em 2012, mais 10% do PIB para a educação, racionalização de cargos, isonomia salarial, reposição dos aposentados na tabela. Além dessas, os servidores da Ufac querem maior flexibilidade na jornada de trabalho.
Fonte: G1
Telefone: (51) 3211-1044 | WhatsApp: (51) 99856-0406
[email protected]
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1224 Conjunto 1303
Centro histórico - Porto Alegre, RS - CEP 90020-024