Deve terminar hoje, às 19h, a paralisação de 72 horas no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Os servidores pedem melhores condições de trabalho e reajuste salarial. A partir de segunda-feira, dia 14 de abril, os funcionários do hospital voltarão a fazer nova paralisação de mais 72 horas consecutivas. Ontem, das 51 cirurgias agendadas, oito foram canceladas. Outros seis hospitais e quatro pronto-atendimentos da Capital continuam em greve. O Hospital de Clínicas já estava com o atendimento restrito aos casos graves por conta da superlotação na emergência desde o dia 18 de março. A paralisação não afetou os atendimentos, garantiu a assessoria do HCPA.
Estão em greve os trabalhadores do pronto-atendimento da zona Norte e de todos os quatro hospitais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), bem como os funcionários do Hospital de Pronto Socorro (HPS), do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e dos três pronto-atendimentos municipais (Vila Cruzeiro, Bom Jesus e Lomba do Pinheiro).
Ontem, a reunião de mediação sobre a greve no GHC, que durou mais de três horas, realizada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), na Capital, terminou com um acordo. Entretanto, a greve prossegue até hoje, ao menos, quando o sindicato patronal irá apresentar uma proposta para os servidores. Antes, servidores voltaram a fazer um ato em frente ao Hospital Conceição e seguiram em caminhada até a avenida Assis Brasil. Hoje, os grevistas do GHC devem fazer uma assembleia para apreciar o resultado da reunião no tribunal.
A Associação dos Servidores do GHC (Aserghc) garante que várias consultas e cirurgias foram canceladas desde o início da greve – há duas semanas. A assessoria do GHC informou que “o movimento e o funcionamento nas emergências, ambulatórios e UTIs funcionou normalmente na segunda-feira”. A recomendação da direção do GHC é que os “pacientes compareçam às consultas e a população utilize os serviços de forma normal”.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)
Cláudia Rodrigues Barbosa
Telefone: (51) 3211-1044 | WhatsApp: (51) 99856-0406
[email protected]
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1224 Conjunto 1303
Centro histórico - Porto Alegre, RS - CEP 90020-024