Entidade da qual SINDISPGE faz parte vai ter uma cadeira no Conselho que visa reconstruir o RS

19 de junho de 2024

Olhar para o futuro do Rio Grande do Sul é desafiador. São muitas perguntas e poucas respostas. Mas uma questão é cristalina: é fundamental encontrar soluções para recuperar os patamares de arrecadação e, principalmente, para a proteção social das pessoas atingidas pelas enchentes. Um dos caminhos mais palpáveis neste momento é a consolidação de um Estado forte e indutor da economia. Colocarmos o bem-estar social a frente de tudo.

Com este cenário no horizonte, o SINDISPGE participou de uma importante reunião que introduz a Fessergs num movimento essencial para o Estado dar a volta por cima. A Federação, com o apoio das entidades filiadas, vai fazer parte do Conselho do Plano Rio Grande.

O fórum vai reunir todos os espectros da sociedade, a Fessergs representa os Servidores Estaduais – Categoria chave para a retomada do Rio Grande do Sul.

Conforme o presidente da Fessergs, Sérgio Arnoud, a Federação vai ser a única entidade de Servidores com cadeira no Conselho. “Nós entendemos que a reconstrução do Rio Grande do Sul necessita da força dos Servidores. Nós seremos os braços do Estado. Queremos fazer as obras, mas também opinar e ajudar a formular propostas”, acrescenta o dirigente.

O próximo passo é uma reunião com todas as entidades para definir um conjunto de propostas da Fessergs junto ao Conselho de Reconstrução do RS.

A presidente do SINDISPGE, Sabrina Oliveira Fernandes, destaca que a participação da Fessergs, como representante do funcionalismo, é um grande desafio. “Agora é chamar todas as entidades classistas para que possam auxiliar na construção de ideias e na fiscalização do trabalho que será realizado pelo Conselho. Cada uma com suas particularidades e expertises, dentro da temática relacionada, poderão, com certeza, engrandecer esse difícil e necessário trabalho de reconstrução do nosso Estado. Espero que todos enxerguem como positiva essa abertura, já que a intenção genuína é demonstrar união dos Servidores em prol de interesses supra partidário e ideológicos, porque todos queremos um Estado forte e próspero num futuro próximo”.

O diretor suplente do SINDISPGE e Diretor de Relações Internacionais da Fessergs, Daniel Franco Martins, considera que “essa cadeira no Conselho do Plano Rio Grande, conquistada pela Fessergs, é um espaço importante para que os Servidores possam ser incluídos nas demandas que envolvem a reconstrução do nosso Estado”.

O que é o Conselho do Plano Rio Grande ?
Cerca de 160 representações do Poder Público, da sociedade civil e dos gaúchos atingidos pelas enchentes integrarão o Conselho do Plano Rio Grande – Programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul. O grupo vai ser coordenado pelo Vice-Governador Gabriel Souza.

O objetivo do Conselho é receber demandas relacionadas ao restabelecimento do Estado e propor soluções. O papel dos conselheiros é propor, avaliar e monitorar as problemáticas recebidas, além de participar das câmaras temáticas que serão criadas para análise e discussão dos assuntos indicados.