Notícias
Notícias

FSP define ações contra juros abusivos do Banrisul e em defesa do meio ambiente e de salário digno

10 de junho de 2024

Em reunião, realizada na sexta-feira passada (07/06), na sede do CPERS, a Frente dos Servidores Públicos (FSP), grupo que o SINDISPGE faz parte, definiu importantes ações para denunciar o descaso do governador Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito Sebastião Melo (MDB) com a população gaúcha, em meio à crise climática. Além disso, a entidade se manifestou com profunda indignação com a decisão do Banrisul de cobrar juros abusivos sobre os consignados que estavam suspensos por 180 dias.

A FSP solicitou uma reunião urgente com o presidente do Banrisul, Fernando Lemos. Caso o banco se negue a reunir-se com as entidades, medidas judiciais não estão descartadas, já que a decisão atual contraria a informação inicial fornecida pelo banco. A suspensão da cobrança por 180 dias é automática, se o servidor não se manifestar de forma contrária. Já na próxima folha, haverá o desconto.

A diretora-presidente do SINDISPGE, Sabrina Fernandes, participou da reunião representando o Sindicato.

Outras definições

1. Debate sobre mudanças climáticas e ambientais

No dia 22 de junho (sábado), às 9h, as entidades que compõem a FSP promoverão um debate com especialistas das universidades públicas e técnicos do serviço público. O evento, que será transmitido ao vivo, terá como pauta principal as mudanças climáticas e ambientais. A iniciativa visa ampliar o conhecimento sobre esses temas e discutir soluções que possam ser implementadas para mitigar os impactos ambientais no Rio Grande do Sul.

2. Ato em defesa dos salários e dos serviços públicos

Foi marcada, para o dia 12 de julho, às 14h, uma manifestação em frente ao Palácio Piratini. O ato tem como objetivo defender os salários das servidoras(es), os serviços públicos e protestar contra o desmonte dos serviços essenciais para a sociedade. A FSP destacou que o descaso climático, ambiental e social está afetando toda a população, e essa mobilização busca chamar a atenção para essas questões urgentes.

Últimas notícias

  • TELEFONE

    Telefone: (51) 3211-1044 | WhatsApp: (51) 99856-0406

  • E-MAIL

    [email protected]

  • ENDEREÇO

    Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1224 Conjunto 1303
    Centro histórico - Porto Alegre, RS - CEP 90020-024