Diretoria Atual
4 de setembro de 2013
Estatuto
4 de setembro de 2013

A nossa história remonta a 16/12/1986, quando foi fundada a Associação dos Funcionários da PGE. Em 1999, após várias transformações, passou a denominar-se Associação dos Servidores da PGE. Desse modo adequou-se à Constituição Federal e ao Estatuto e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis do Estado do Rio Grande do Sul.

Em 2002 foi realizado o concurso para provimento de cargos do nosso Quadro, e já em 02/08/2002 os primeiros 128 novos servidores tomavam posse, incrementando consideravelmente o tamanho do nosso Quadro. Assim, no dia 27 de junho de 2003 os servidores da PGE reuniram-se em Assembleia-Geral com o objetivo de fundar o seu Sindicato, pois, embora a Associação congregasse e defendesse os servidores do quadro, o fazia de forma limitada, considerando as prerrogativas inerentes às entidades sindicais. A partir daquele momento, a entidade recém criada assumiu todas as atribuições da antiga ASPGE.

Esta legitimidade foi confirmada no ano de 2007, quando o Ministério do Trabalho concedeu ao Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral do Estado o registro sindical (conhecido informalmente como “carta sindical”). A partir de então, o SINDISGPE/RS passou a ser o legítimo representante da categoria, e não somente de seus associados.