Foi grande a adesão das diversas categorias de trabalhadores ao ato público realizado na última sexta-feira (29), em Porto Alegre. As entidades sindicais se mobilizaram para rechaçar o parcelamento e atraso do pagamento dos salários.
A diretoria do Sindispge/RS se concentrou no Largo Glênio Peres a partir das 12h. Às 13h30, o grupo iniciou uma caminhada até a Praça da Matriz e imediações do Palácio Piratini. O movimento ganhou apoio de diversos servidores da PGE/RS, que engrossaram as fileiras de repúdio às políticas do atual governo.
O presidente do Sindispge/RS, Cicero Correa Filho, considera que a adesão dos servidores é fundamental para fortalecer o movimento e mostrar ao Governo do Estado a insatisfação dos trabalhadores. “Quanto mais numerosos formos, mais forte estaremos para demonstrar nossa insatisfação com os constantes ataques do governo estadual ao funcionalismo público, que parcela salários, atrasa os pagamentos, tenta acabar com a representação sindical há meses, a partir da proposição do PL 148”.
Cicero chamou a atenção para a questão deste PL, que não está no centro da pauta da mobilização, mas se torna fundamental do ponto de vista político. “O PL 148 põe em prática exatamento o que o Governo do Estado quer: desprezar nossos direitos como bem entender, e os servidores, os trabalhadores, não terem representatividade alguma para discordar disso. Na prática, é exatamente isso. Se esse PL já tivesse sido aprovado, e as entidades de representatividade já estivessem com apenas um dirigente, conforme a proposta do Executivo, como teria sido hoje essa mobilização? Teríamos conseguido tamanha adesão e participação? , questiona o dirigente.
Telefone: (51) 3211-1044 | WhatsApp: (51) 99856-0406
[email protected]
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1224 Conjunto 1303
Centro histórico - Porto Alegre, RS - CEP 90020-024